Dieta Cetogênica (keto)

Dieta Cetogênica. Tudo que você precisa saber

Uma dieta cetogênica ou cetogênica é uma dieta pobre em carboidratos, proteína moderada e teor alto de gordura, que pode usar a queima de gordura da maneira mais eficaz. Tem muitos benefícios para perda de peso, saúde e desempenho, como mostrado em mais de 1000 estudos.

 É por isso que é recomendado por muitos médicos.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26768850  ; https://pebmed.com.br/dieta-cetogenica-a-dieta-que-trata-doencas/

Uma dieta cetológica pode ser especialmente útil para perder excesso de gordura corporal sem fome e melhorar o tipo de diabetes 2.

Aqui, você aprende como comer uma dieta ceto-baseada em alimentos reais. Comece com nossos guias visuais, receitas, planos de refeições e um programa simples de   duas semanas . É tudo o que você precisa para ter sucesso no ceto.

O que significa “ceto”

Cetose

O “ceto” em uma dieta cetogênica vem do fato de permitir que o corpo produza pequenas moléculas de combustível chamadas “cetonas”.

 Esta é uma fonte alternativa de combustível para o corpo, usada quando o açúcar no sangue (glicose) está em falta.

Quando você come muito poucos carboidratos ou muito poucas calorias, ou fígado produz cetonas a partir da gordura. Essas cetonas são úteis como fonte de combustível em todo o corpo, especialmente para o cérebro.

O cérebro é um órgão familiar que consome muita energia todos os dias e não pode funcionar diretamente com gordura. Só pode funcionar com glicose – ou cetonas.

Em uma dieta cetogênica, todo o seu corpo muda seu suprimento de combustível para trabalhar principalmente com gordura, queimando gordura 24-7. Quando os níveis de insulina ficam muito baixos, a queima de gordura pode aumentar drasticamente. Torne-se mais fácil acessar suas reservas de gordura para queimá-las.

Isso é ótimo se você está tentando perder peso, mas também pode ter outros benefícios menos óbvios, como menos fome e um suprimento constante de energia (sem os preços e valores de açúcar que podem obter refeições com alto teor de carboidratos). Isso pode ajudar a usar o alerta e o foco.

Quando o corpo produz cetonas, entra em um estado metabólico chamado cetose. A maneira mais rápida de chegar lá é  jejuar  – não comer nada -, mas ninguém pode jejuar consistentemente para sempre.

Uma dieta cetônica, por outro lado, também resulta em cetose e pode ser consumida indefinidamente. Possui muitos dos benefícios do jejum – incluindo perda de peso – sem que jejuar a longo prazo.

O que comer em uma dieta ceto

Aqui estão os alimentos típicos para desfrutar de uma dieta cetogênica. Os números são carboidratos cortados, ou seja, carboidratos digeríveis, por 100 gramas.

 Para permanecer na lista, menor é a melhor:

Keto dieta alimentos: gorduras naturais (manteiga, azeite);  Carne;  Peixe e frutos do mar;  Ovos;  Queijo;  Leguminosas que crescem acima do solo 

Qual é a coisa mais importante a fazer para alcançar uma cetose? Evite comer muitos carboidratos. Você pode manter uma ingestão de carboidratos abaixo de 50 gramas por dia de carboidratos, idealmente abaixo de 20 gramas.

 Quanto menos carboidratos, mais eficaz ele parece atingir uma cetose, perder peso ou melhorar o diabetes tipo 2.

Contar carboidratos pode ser útil no começo. Mas se você conseguir acessar nossos alimentos e receitas recomendadas, poderá ficar sem o mesmo registro.

Lista detalhada do que comer em uma dieta ceto 

Tente evitar

Aqui está o que você deve  evitar  com uma dieta cetogênica – alimentos que usam muitos carboidratos, tanto os açúcares quanto os ricos em amido. Isso inclui alimentos ricos em amido, como pão, macarrão, arroz e batatas. Esses alimentos são muito ricos em carboidratos.

Alimentos a evitar em uma dieta cetogênica: pão, macarrão, arroz, batata, frutas, cerveja, refrigerante, suco, doces

Os números são gramas de carboidratos cortados por 100 gramas, exceto indicação em contrário.

Evite também alimentos ultra processados ​​e, em seguida, siga todos os nossos conselhos sobre dieta de ceto.

Você também deve evitar produtos dietéticos com pouca gordura. Uma dieta cetogênica deve ser moderadamente rica em proteínas e provavelmente será mais rica em gordura, uma vez que a gordura queima a energia que você não recebe mais dos carboidratos. Os produtos com baixo teor de gordura normalmente usam carboidratos em excesso e pouco combustível a partir de proteínas e gorduras.

creditos: https://www.dietdoctor.com/

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