Como empreender no mercado de alimentação saudável

Como empreender no mercado de alimentação saudável

Como empreender no mercado de alimentação saudável

O mercado de alimentação saudável vem experimentando um crescimento médio de 12,3% ao ano. Estes são os dados da Brasil Food Trends 2020, uma iniciativa coordenada pela FIESP que analisa as tendências do consumo de alimentos em nosso país.

O mercado de alimentação saudável vem experimentando um crescimento médio de 12,3% ao ano. Estes são os dados da Brasil Food Trends 2020, uma iniciativa coordenada pela FIESP que analisa as tendências do consumo de alimentos em nosso país.

Os principais motivos são: o aumento do interesse por um estilo de vida mais saudável, e a maior incidência de doenças causadas por determinados alimentos.

Com o constante aumento da procura por alimentos ligados à saúde e bem-estar, também surgem oportunidades de negócios para quem deseja investir no setor ou diversificar suas operações.

Se este é o seu caso, descubra como você pode investir com segurança no mercado de alimentação saudável.

Oportunidades no mercado de alimentação saudável

O mercado de alimentação saudável no Brasil pode ser dividido em segmentos e tendências, conforme veremos a seguir:

Alimentação sem glúten

Alimentos livres de glúten — proteína encontrada no trigo, no centeio, na aveia, na cevada e no malte — são procurados, principalmente, por pessoas diagnosticadas com a doença celíaca.

No entanto, são cada vez mais comuns as dietas prescritas por nutricionistas que também restringem o consumo desses alimentos. O que forma um grande público de apreciadores de opções sem glúten.

O principal desafio para essas pessoas ainda é encontrar alimentos para substituir os produtos que levam trigo. Portanto, este nicho apresenta ótimas oportunidades de investimento para atender à alta demanda.

Alimentação vegetariana

Outra ótima oportunidade de negócio no mercado de alimentação saudável é o crescimento do público vegetariano.

No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência conduzida em abril de 2018.

As regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro concentram a maior parcela deste público, mas a demanda existe em todo o país.

Na verdade, o público consumidor neste nicho é muito maior, pois uma grande parcela da população que não se considera vegetariana também busca por estes alimentos como uma opção de alimentação saudável.

Alimentação vegana

O público vegano tem um estilo de vida ainda mais restrito que o vegetariano. Além de não comer carne, ele também não consome nenhum produto que tenha origem animal, inclusive fora do âmbito alimentar.

A escolha da dieta vegana é alavancada por questões éticas, incluindo as pessoas que não concordam com o processo de abate dos animais e a produção industrial de leite e derivados.

É um nicho em que o número de adeptos cresce e que há uma grande carência de estabelecimentos, sejam lojas de produtos naturais, cafés, bares ou restaurantes.

Portanto, esta é outra opção válida para começar a planejar um investimento no mercado de alimentação saudável.

Alimentação fitness

O mercado fitness foi um dos responsáveis pelo aumento do interesse da população brasileira por alimentação saudável. Adotar uma dieta em conjunto com a prática de exercícios otimiza os resultados, independentemente se o objetivo for melhorar a saúde ou emagrecer.

A maior conscientização das pessoas adeptas a este estilo de vida quebra o paradigma de que a alimentação fitness tem que ser baseada apenas em ovos, frango com batata-doce e suplementos alimentares.

Esses ingredientes são importantes, mas só darão resultados se o restante do cardápio estiver em harmonia.

Assim, este público está em constante busca por novidades que tragam mais sabor aos treinos e pode ser uma ótima oportunidade de investimento. Também tende a englobar todos os outros nichos mencionados.

Alimentação orgânica

O nicho de produtos orgânicos apresentou um grande crescimento nos últimos anos. Isto ocorreu sustentado por pessoas que querem evitar o consumo de alimentos com defensivos agrícolas e preservar o ambiente.

Outro fator que favorece este nicho é o apoio recebido por diversas ações do governo brasileiro, como linhas de financiamentos especiais para os agricultores que desejam cultivar alimentos orgânicos.

Apesar de todos os incentivos, a produção atual ainda não atende à demanda por produtos orgânicos. O mercado varejista tem dificuldades de encontrar fornecedores em quantidade suficiente para atender ao interesse crescente de seus consumidores.

O quadro se agrava pelo fato de que 70% da produção é exportada para a Europa.

Modelos de negócio

Existem diversas maneiras de empreender no mercado de alimentação saudável. Confira alguns modelos possíveis para sua atuação.

  • Lojas de produtos naturais Com entrega de marmita

Esta opção costuma ser muito procurada por empreendedores, o que aumenta a concorrência. Uma saída é a especialização em determinadas linhas de alimentos.

  • Cafés, lanchonetes e restaurantes

ótimas opções de investimento para atender pessoas que precisam comer fora de casa e desejam um cardápio adequado aos seus hábitos alimentares.

Existe um público que precisa comer na rua e deseja economizar. Existem diversas soluções para atendê-lo, como serviços de marmitas saudáveis, congeladas ou não. A comercialização pode ser realizada em um local físico ou por delivery.

  • Delivery de frutas, legumes e verduras

Ideal para atender quem deseja preparar os alimentos em casa. Uma ótima opção é a entrega semanal de uma cesta direto nas residências dos consumidores com produtos saudáveis ou orgânicos certificados.

  • Açougues veganos

Ainda pouco explorados, podem oferecer uma diversidade de opções em substituição à carne. A vantagem é atender, além do público vegano, pessoas que desejam mudar seus hábitos alimentares, mas ainda são muito apegadas ao sabor ou à consistência de produtos de origem animal em suas refeições.

  • Food trucks

Uma opção mais versátil que uma loja física é montar um food truck de comidas saudáveis em algum desses segmentos. A vantagem deste investimento é a mobilidade, podendo atender públicos em diferentes bairros da cidade e participar de eventos.

Mesmo que você já tenha um negócio de alimentos, pode aproveitar este bom momento do mercado de alimentação saudável e adaptar o seu cardápio.

Agora que você sabe quais são as principais oportunidades de investimento dentro do mercado de alimentação saudável no Brasil e os números positivos que ele apresenta, já pode começar a planejar o seu negócio com mais segurança.

No entanto, lembre-se de que o segredo do sucesso de qualquer empreendimento passa pelo preparo e pela capacitação do empreendedor.

E, para isso, você pode contar conosco. O Sebrae conta com diversos canais prontos para ajudar você, desde a consultoria presencial até o atendimento via 0800.

Por meio deles, você conseguirá entender melhor como criar ou adaptar o seu negócio de alimentação saudável. Aproveite o ótimo momento do mercado!

Investir em um negócio que faz e entrega marmitas saudáveis para quem não tem tempo para preparar as próprias refeições e quer diminuir o consumo de alimentos processados ou as idas a restaurantes é uma ótima oportunidade para começar uma empresa lucrativa com pouco dinheiro. 

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